sábado, 14 de novembro de 2009

Escola Militar do Realengo

Com a necessidade Em 1913, objetivando unificar todas as escolas de guerra e de aplicação, foi criada a Escola Militar do Realengo, que formou a elite dos oficiais do Exército por quase quarenta anos. A Transição

Com a necessidade de se aperfeiçoar a formação do oficial para um exército que crescia e se operacionalizava, foi criada, em Resende, Estado do Rio de Janeiro, em 1º de janeiro de 1944, a Escola Militar de Resende, que passou a chamar-se, em 1951, Academia Militar das Agulhas Negras.

O Marechal José Pessôa Cavalcanti de Albuquerque, que, no posto de coronel, havia comandado a Escola Militar do Realengo (1930-1934), foi o grande idealizador da AMAN. Ele escolheu o local da nova sede e participou do projeto que a tornaria uma realidade. Merecem citação, entre outras realizações do então Coronel José Pessôa, o resgate do título de "Cadete", que fora abandonado quando da Proclamação da República, a adoção dos uniformes históricos e a criação do Espadim de Caxias, em uso até nossos dias.



Abaixo um arquivo em Pdf para baixar e ler sobre a Escola Militar. seu autor é Claudius Gomes de Aragão Viana

www.cpdoc.fgv.br/jornadadiscente/artigos/0105D.pdf

ou completa em http://cpdoc1.tempsite.ws/mosaico2/?p=406

3 comentários:

  1. Agradeço a divulgação da comunicação que apresentei sobre a Escola Militar. A versão completa do artigo pode ser encontrada no seguinte link:
    http://cpdoc1.tempsite.ws/mosaico2/?p=406

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de saber sobre o aluno José de Paiva Coelho(meu pai) que estudou nessa escola! Tem como vocês fazer uma pesquisa e me comunicar? Moro em São Paulo! Muito obrigada!

    ResponderExcluir

Agradecemos por sua participaão, publicaremos seu comentário em breve.