sábado, 14 de novembro de 2009

Realengo pelo profº. Helton Veloso

ORIGEM DOS NOMES: O nome REALENGO vem do fato de serem realengas as terras da região. Para muitos jurisconsultos, esses realengos não eram mais do que o “ager compascuus” — o “ager publicus” dos romanos, excluidos da distribuição das terras, para que as matas e pastagens fossem comuns a todos. Segundo Vieira Fazenda, o grande campo realengo representa um paralelogramo de 465 braças de comprido por 275 de largura.

ENGENHOS:
No vice-reinado do marquês do Lavradio, o mestre de campo Inácio de A. Souto Mayor apresentou, em 1777, uma relação dos engenhos da freguesia de Campo Grande: Engenho do Bangu, do Cel. Gregório de Moraes Castro Pimentel; Engenho de Viegas, de Manoel Freire Ribeiro; Engenho do Juari, de Vitorino Rodrigues Rosas; Engenho do Ca­buçu, de Úrsula Martins; Engenho de Inhoaíba, do Capitão António Nunes; Engenho do Guandu, de Francisco da Silva Sena; Engenho do Mendanha, do Capitão Francisco Caetano de Oliveira Braga, anteriormente do Capitão Luiz Vieira de Mendanha; Engenho das Capoeiras, de Anna Maria de Jesus; Engenho do La­meirão, de Mariana Nunes de Souza e herdeiros: 10º Engenho dos Coqueiros, de José Antunes Suzano.
nota do adm. do Blog : Isto nos revela que não havia um Engenho Real no bairro de Realengo, e que a abreviação do nome é crença popular.
fonte: pesquisas do professor HELTON VELOSO

ADVOGADO E PROFESSOR, HÉLTON ÁLVARES VELOSO ( DE CASTRO FOI DIRETOR DO COLÉGIO BELISÁRIO DOS SANTOS, UM DOS MAIS TRADICIONAIS E CONCEITUADOS ESTABELECIMENTOS DE ENSINO EM CAMPO GRANDE.

ESTUDIOSO E ATENTO PESQUISADOR DAS COISAS DA ZONA OESTE, FOI CONSIDERADO UM DOS MAIORES CONHECEDORES DA REGIÃO.
EXTAIDO DO JORNAL ZONA OESTE SOCIAL – EDIÇÃO HISTÓRICA – ANO III – N.O 72 – 15/11/1973

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos por sua participaão, publicaremos seu comentário em breve.