sábado, 14 de novembro de 2009

Um pouco sobre o Monsenhor Padre Miguel

MONSENHOR MIGUEL DE SANTA MARIA MOCHON


Nascido em Dilar, Granada na Espanha em 08 de setembro de 1879. Em 08 de agosto de 1888 veio para o Brasil com a família, ficou orfão dos pais em 1892, ficou sob a tutela do Padre julio Clavelin, superior dos Lazaristas. Quatro anos mais tarde foi estudar em Niterói, no Colégio Saleziano, onde ficou até 1898.
Em março do mesmo ano entrou para o Seminário no Rio Comprido. Em 1904, o então Cardeal D. Joaquim Arcoverde o mandou terminar seus estudos em Rouis, Provnce, França.

Ordenou se sacerdote em 29 de junho de 1908 e voltou para o Brasil. Designado Vigário de Realengo em Setembro de 1908, assistindo a fundação da paróquia de Nª Sª da Conceição, em 03 de setembro de 1910. foi vigário desta Paróquia por cerca de 40 anos, onde era muito querido e respeitado. Morreu em 19 de março de 1947, aos 67 anos.

" Meu Testamento "
" Nasci, pobre, vivi pobre e morro pobre.
Sou um pobre pecador.
Ultimamente, com a minha enfermidade, tornei-me muito neurastênico e malcriado. A todos peço que
me perdoem e rezem por mim. O que recebi gastei com a igreja e com os pobres".
Realengo, 07 de março de 1947.







Urna mortuária na Igreja
N.S.ª da Conceição de Realengo

Um comentário:

  1. Ele foi o fundador da Conferência Vicentina de São Maurício da Escola Militar do Realengo,agremiação com fins sociais liderada pelos cadetes e que depois foi transferida para a Academia Militar das Agulhas Negras em Resende.Quem tiver mais informações ou queira compartilhar outras entre em contato comigo pelo e.mail mario@aedb.br.Fico grato.

    ResponderExcluir

Agradecemos por sua participaão, publicaremos seu comentário em breve.