quarta-feira, 30 de novembro de 2011

O REI ROBERTO CARLOS EM TERRAS REALENGAS.

Quando ele cantou em Realengo...
Uma família cedeu sua casa para servir de camarim para Roberto Carlos e depois para o Gonzaguinha. 
Prof. Sonia Maria
Relatos da professora Sônia Maria da Silva e do Sr. Benevenuto Rovere (o Beto, atual Presidente do Grêmio Literário José Mauro de Vasconcelos (Museu de Bangu).
arquivo Pessoal do Sr. Beto- Museu de Bangu
Em 1978 no dia 25 de fevereiro, Roberto Carlos cantou com seu conjunto completo e encantou seus súditos em nossas terras.
O show ocorreu no Grêmio Esportivo Estudantes de Realengo, levando a plateia ao delírio. Mas quem ficou mais feliz mesmo foi uma família que compartilhou sua casa para acolher o artista.
Sr. José e Dona Cicera, foram contatados pela direção do clube, com uma proposta de que a casa deles na antiga Oliveira Braga (atual prof. Carlos Wenceslau )tinha sido escolhida para receber o cantor Roberto Carlos. De imediato foi um susto e alegaram que era uma casa simples de gente humilde e não estava a altura do ídolo delas.
Beto diretor social na ocasião


O diretor social na época Sr. Benevenuto - mais conhecido como Beto (que foi quem arquitetou o plano), disse que não se preocupassem com isto, pois tanto o artista quanto a produção não exigiram nada luxuoso, mas sim uma acomodação segura.




A Estratégia
"Ao invés de entrar pela frente, ele através de uma casa nos fundos, já entraria direto no palco."

E para que esta segurança fosse completa, os organizadores já sabendo que o publico ficava aglomerado na porta para ver seus ídolos bem de pertinho, eles tiveram a ideia de mudar isso. E como a casa da professora Sônia era colada ao clube, exatamente atrás de onde seria o palco. Pediram permissão ao Sr. José e Dona Cícera a quebrar a parede do clube, que dava para o quintal deles, que seria uma passagem para debaixo do palco.
flagrante do Show -foto Sonia - arquivo particular
os anfitriões do Rei.
Enquanto isso lá fora uma multidão se aglomerava tanto o povo com e sem ingresso, quanto os sócios que aguardavam o show, uma família inteira Sr. José, D. Cícera , suas filhas Sônia, Margareth e Beth e Fatima, pareciam viver um sonho, pois ter o uma artista desta grandeza, sentado em sua sala de estar (de visitas) era uma coisa inimaginável. A produção preparou uma recepção farta para a comitiva, composta por empresário, secretários, seguranças, motoristas etc.
O esconderijo descoberto
Carros uma paixão - reprodução da internet
A passagem secreta, que dava direto ao palco.
Bem infelizmente, por mais que se peça segredo, tem sempre alguém que não se contém e bate com a língua nos dentes e um outro agravante para a descoberta do plano foi que o carro do Roberto não coube na garagem do Sr. José um carro tão comprido (Galaxy)

O Rei indo embora
o Muro cheio de curiosos e o Rei no quintal
Beto nos fala sobre a negociação para a vinda do Roberto Carlos,  valor do cachê era caríssimo, mas a vontade de trazer o astro ao nosso convívio era tão grande, que o empresário José Maria da Silva bancou o show, ficando com a portaria (vendas dos ingessos) mais uma taxa de cada associado. Saiu na ocasião matéria na revista Manchete, Veja ou Isto É, que o empresário e o cantor tinham ganho uma grana alta neste evento fazendo a portaria do espetáculo...

Roberto Carlos LP de 1977
Roberto que sempre lançava seus LPs, no mês de Dezembro aproveitou este show em fevereiro para mostrar todo o repertório do novo disco que se tornaram grandes sucessos inesquecíveis: 1.Amigo,  2. Nosso Amor, 3. Falando Sério, 4. Muito Romântico,  5. Solamente Una Vez,  6. Ternura,  7. Cavalgada,  8. Não se Esqueça de Mim,  9. Jovens Tardes de Domingo







   ________________________________________________


Sobre a passagem do Luiz Gonzaga JR. que usou o mesmo artificio em 1979.

Sonia com as irmães e amigas junto ao Gonzaguina
Assim que ele chegou e percebeu que não era a entrada de um clube, mas sim de uma casa ele ficou sem graça e falou para a produção:
Gonzaguinha: Pra que incomodar esta família?
Daí nós respondemos: - Porque voce é um poeta.
Ele respondeu: - Eu sou apenas um compositor.
Ele entrou falou com todos que o esperava em minha casa, pois ao contrário da passagem do RC, lá não havia aquela aglomeração, pois, as pessoas nem ficaram sabendo que também receberíamos o Poeta Gonzaguinha, que posteriormente veio falecer e todos nós ficamos muito tristes pois parecia que era uma pessoa nossa.
Disco que ele lançou na época.
Ele sentou em nossa varanda, após o show e conversamos muito tipo assim: que ele conhecia o Bairro de Realengo, pois ele tinha alguns amigos aqui... sobre as suas canções(que aliás ele estava divulgando acho eu o seu maior sucesso em vendagem o(LP EXPLODE CORAÇÃO).
A Direção do Grêmio desenhou nas paredes do camarim improvisado, vários corações alusivos ao LP citado.
Gonzaguinha foi muito simpático.








Ele conversou muito com minha mãe sobre o Gonzagão "pois eram conterrâneos" que na época já se encontrava doente... Tiramos muitas fotos, ele nos deu autógrafo, enfim, foi muito carinhoso e atencioso para conosco.
Lembro que aconteceu um incidente quando ele já estava no portão se despedindo da gente...
Houve um assalto no corredor da antiga Casas da Banha (que hoje pertence a Universal), eis que surge um homem armado correndo atrás de um assaltante que tinha acabado de roubar...mas o mais incrível foi quando este percebeu  que se tratava do cantor em nosso portão ele tratou de recolher a arma e disse: O que você está fazendo aí? Poxa adorei o seu show? 
-Foi hilário!!!!! -conta Sonia
Ficamos com uma vergonha enorme e Gonzaguinha, mas simples com ele era, até porque ele da comunidade de São Carlos, disse que aquilo aconteceria em qualquer lugar...
Ele e o conjunto entraram na KOMBI e foi embora para nunca mais...
Passagem secreta - foto Wagner chagas

Bastidores foto Wagner chagas
Wagner Chagas - Um ex-morador e nosso amigo, enviou outras fotos que ele mesmo tirou e que juntamos aqui para enriquecer a postagem.