quinta-feira, 11 de agosto de 2011

O Brasão de Realengo.

Hoje apresentamos uma das criadoras do Emblema Heráldico


  Almira Damasceno e o Brasão de Realengo

Almira Alves Damasceno Nasceu em Bangu, mas veio ainda bebe para Realengo, e afirma que: Durante toda minha vida Realengo penetrou no meu sangue e dou a minha vida por este bairro, com ele eu cresci e progredi junto com minha família e meus entes queridos.

Tive a oportunidade de ser a pioneira em criar em toda a Zona Oeste a orientação educacional a partir do maternal com o Jardim Escola Disneylândia. Penso que devo ter contribuído na formação de muitos jovens. Tive também o privilégio de lecionar na Escola Estado de Israel, que foi o meu primeiro emprego público, depois fui Subdiretora da Escola Nicarágua, e a seguir fui técnica de áudio visual, para as escolas do município aqui do bairro e juntamente com a nossa chefe distrital na época Prof.ª Vanísia da Silva. Como se não bastasse vim também a ocupar durante oito meses o cargo de sub Prefeita e foi um período curto, mas muito profícuo, porque eu tinha uma luta diária em que eu empunhava uma caneta e um caderno para poder relacionar os problemas e saía às ruas para conferir e catalogar postes sem luz buracos nas ruas que eu solicitava o imediato conserto. E neste período contribui com a reforma da Igreja Nossa Senhora da Conceição de Realengo que tinha a frente o Padre Luiz Carlos, que sabe da nossa luta para reurbanizar a Praça Padre Miguel onde fica a Igreja. Agradeço o apoio da comunidade, pois recebo até hoje agradecimentos pela minha dedicação.

 Fico muito satisfeita pelo interesse de vocês em preservarem a memória do bairro. E ao resgatarem este Brasão que poucos sabem da existência que e foi criado em conjunto com o Professor Carlos Wenceslau, Almira Damasceno e Marinês Seabra (desenhista).
Brasão de Realengo - Emblema Heráldico

Emblema Heráldico – Realengo – Descrição das cores: Azul - Lealdade (Manto de Nossa Senhora); Branco – Paz; Cinza – autoridade do Príncipe D. João; Elementos –Cabeça de Boi – Pastagem (vindos do Arquipélago dos Açores); Cana de Açúcar e Laranja – Principais produções do povoamento na época do Brasil Colônia, na Zona Oeste.
Este relato foi também publicado no Jornal Realengo em Pauta de Agosto de 2011. Na coluna Nossa Gente /Nossa História.