sábado, 9 de outubro de 2021

Meu Avô Construtor - Poeta dos Tijolos

 Nos noventa anos do Cristo Redentor, resgatamos a historia de um morador de Realengo, que ajudou a construir esta maravilha mundialmente famosa.

Meu Avô Construtor - Poeta dos Tijolos

Reprodução do Cristo durante a construção


Meu avô Joaquim esteve aqui. Não como um turista português, em cruzeiro pelo Brasil, mas como pedreiro e construtor de chaminés.

 

Todos já devem ter visto espalhadas por todo o mundo, chaminés de tijolos maciços, verdadeiras obras de arte, que erguem-se a altitudes de tirar o fôlego...



Pois meu avô Joaquim era construtor de chaminés.

Algumas erguem-se em tamanha imponência e graciosidade que são poupadas da demolição de uma fábrica fechada. Eternizam-se solitárias. Monumentos do testemunho da capacidade do homem.

Meu avô Joaquim era praticamente analfabeto. Ele era construtor de chaminés.

Aqui na construção da Escola Nicaraguá



Joaquim "Bigode" (O segundo a partir da esquerda), viveu e morreu simples e pobre, mas não sem antes deixar de construir seu mais famoso monumento. O Cristo Redentor!


  Meu avô Joaquim era pedreiro e       praticamente analfabeto. Ele foi   construtor de maravilhas.

 Todos! Absolutamente todos, temos   alguma importância para a história de   nosso País.  Só depende de nós!!

Marcos Santos

Rio de Janeiro

Marcos Santos4 de outubro de 2011 07:36

Joaquim dos Santos
 (em comentário aqui neste blog sobre a contribuição financeira para construir o Monumento.)

Apenas para engrossar essa informação, meu avô Joaquim dos  Santos, conhecido como Joaquim Bigode, construtor de chaminés, pai  de minha tia Hilda, trabalhou como operário na construção do Cristo.  Infelizmente não temos registros documentais desse fato, apenas  histórias que nossa tia Preciosa, filha mais velha de meu avô, contava  para seus filhos.

 

Esta matéria foi originalmente postada no blog Boca Diurna, do neto do Sr. Joaquim.

http://bocadiurna.blogspot.com/2007/11/meu-av-construtor.html?q=redentor

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos por sua participaão, publicaremos seu comentário em breve.